×
Tomate
Novembro 23, 2022
TOMATE/CEPEA: Preços sobem pelo segundo mês consecutivo
Oferta da segunda parte da safra de inverno foi maior em outubro

Por Uriel Tiago P. Assis, Laura Cestarioli e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
TOMATE/CEPEA: Preços sobem pelo segundo mês consecutivo Ver fotos

Piracicaba, 23 – As cotações do tomate estão apresentando alta pelo segundo mês consecutivo. Na parcial de novembro (1º a 22), a média de comercialização é de R$ 66,69/cx, 16,6% superior ao observado no mês de outubro e 87% acima das estimativas de custos de produção.

Em novembro, a oferta foi inferior à de outubro. A segunda parte da safra de inverno, que ganhou força desde o mês passado, teve maturação mais intensa naquele período. Além disso, em outubro ainda havia oferta referente à primeira parte da safra de inverno, em volume significativo. Nem mesmo as paralisações do início do mês foram suficientes para gerar acúmulo de mercadoria nas roças, já que as temperaturas mais amenas controlaram o ritmo de maturação dos frutos.

As chuvas ainda seguem frequentes. Praças como Sumaré (SP) e Paty do Alferes (RJ) enfrentam problemas relacionados à qualidade dos tomates, devido prejuízos causados por manchas e também alguns casos localizados de bactérias.

As praças de verão como Itapeva (SP) começam gradativamente a colheita da safra 2022/23, mas ainda em ritmo lento. Tanto lá quanto em Caçador (SC), o principal problema relatado é o abortamento floral nas primeiras pencas, causado pelas precipitações recentes que causaram encharcamento do solo e maior incidência de doenças.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
chuva
clima
cotação
maturação
preço
safra de inverno
safra de verão
tomate