×
Tomate
Março 21, 2022
TOMATE/CEPEA: Preços batem recordes em 2022
Oferta restrita favorece aumento nos preços

Por Uriel Tiago P. Assis, Laura Cestarioli e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
TOMATE/CEPEA: Preços batem recordes em 2022 Ver fotos

Piracicaba, 21 – O mês de março também vem sendo rentável aos produtores de tomate, que conseguiram obter os melhores preços deste primeiro trimestre de 2022. Na parcial deste mês (até o dia 18), o preço médio do salada AA ficou em R$ 86,10/cx (ponderado por classificação), valor 34,2% acima de fevereiro e 151% acima dos custos de produção. A oferta reduzida (com a desaceleração gradativa da colheita nas praças de verão) impulsionou o aumento dos preços.

Em Itapeva (SP) e Caçador (SC), já há relatos de produtores que encerraram as atividades da safra 21/22. As praças de inverno, por sua vez, se preparam para aumentar o volume de colheita entre o final de março e a primeira quinzena de abril – na semana passada, já foram colhidos os primeiros frutos em Araguari (MG).

Quanto ao clima, as precipitações estão menos volumosas e mais dispersas em todo o País em março. Contudo, houve registros de tomates manchados em Caçador próximo ao fim da primeira quinzena do mês. Mesmo assim, este cenário não chegou a impactar muito no preço, havendo resultados satisfatórios – tanto com a venda tomates mais novos quanto de ponteiros. O tempo mais seco não foi suficiente para eliminar as bactérias que vinham afetando as lavouras de Sumaré (SP) desde o início do transplantio, se tornando um ponto de muita atenção aos produtores locais.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
araguari
bactéria
caçador
chuva
clima
cotação
custo
custo de produção
demanda
Itapeva
oferta
preço
qualidade
safra de inverno
safra de verão
seca
sumaré
tomate