×
Tomate
Dezembro 29, 2022
TOMATE/CEPEA: Oferta se reduz em dezembro, com transição entre as safras de inverno e de verão
Chuvas já afetam produção no Sudeste

Por Uriel Tiago P. Assis, Laura Cestarioli e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
TOMATE/CEPEA: Oferta se reduz em dezembro, com transição entre as safras de inverno e de verão Ver fotos

Piracicaba, 29 – No mês de dezembro, a segunda parte da safra de inverno de tomates perdeu força, e a colheita da temporada de verão 2022/23 começa a se intensificar, mas ainda lentamente. A expectativa é de que a quantidade de tomates colhidos nas praças de verão atinja o pico entre janeiro e fevereiro de 2023.

A oferta se mantém menor em comparação ao que ocorreu no decorrer do segundo semestre, e por isso, os preços subiram frente a novembro, permanecendo acima dos custos de produção.

Entre as praças de inverno que colheram em dezembro, apenas Paty do Alferes (RJ) deve prosseguir com as atividades até o início de 2023, mas já quase finalizando a safra. Sumaré (SP) e Araguari (MG) já haviam encerrado a safra na primeira quinzena, e se houve alguma oferta na segunda, o volume não foi expressivo.

As chuvas frequentes em dezembro, combinadas às altas temperaturas, favoreceram o aumento dos casos de bacterioses e culminaram em problemas de qualidade. Com isso, alguns produtores da safra de inverno optaram por antecipar o final da colheita em alguns dias.

Os problemas relacionados ao clima também já prejudicam as praças de verão. As regiões de Itapeva (SP) e Venda Nova do Imigrante (ES) registram produtividade abaixo do esperado nas primeiras lavouras colhidas, principalmente devido à alta umidade. Praças do Sul são exceções: Caçador (SC) está com perspectivas positivas para essa safra, já que o clima está favorecendo a boa sanidade das lavouras, e a colheita, que deve começar em janeiro de 2023, tende a ter bons resultados produtivos.    

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
chuva
clima
demanda
oferta
safra de inverno
safra de verão
tomate