×
Tomate
Maio 19, 2022
TOMATE/CEPEA: Oferta se eleva e preços caem
Colheita se intensifica nas praças de inverno

Por Uriel Tiago P. Assis, Laura Cestarioli e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
TOMATE/CEPEA: Oferta se eleva e preços caem Ver fotos

Piracicaba, 19 – Após um período de alta, o preço do tomate está recuando em maio, em função do aumento da oferta. Na parcial do mês (até o dia 18), a média de comercialização foi de R$ 59,28/cx (ponderado por classificação). Apesar da queda de 40,1% em comparação ao mês de abril, a produção continua sendo rentável, com preços 17,3% acima dos custos de produção.

Dentre as praças acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea, Sumaré (SP), Araguari (MG) e Paty do Alferes (RJ), que já haviam iniciado a colheita em meses anteriores, intensificaram a colheita neste mês. Juntou-se a elas Mogi Guaçu (SP), que comercializou os primeiros frutos na primeira quinzena de maio.  Nesta praça, os tomates colhidos estão apresentando boa qualidade, mas produtores estão um pouco pessimistas em relação à produtividade, pelo menos neste período inicial de colheita, devido a problemas com bactérias durante a formação das lavouras.

O começo do mês trouxe consigo chuvas pouco volumosas (após um período seco em abril), além de queda nas temperaturas, as quais recuaram ainda mais nesta semana –inclusive com riscos de geadas. Em todas as praças, os termômetros em queda estão sendo apontados como um fator preponderante para a boa sanidade das lavouras. Contudo, as possíveis geadas preocupam, já que podem causar danos nas lavouras de inverno (que estão em pleno desenvolvimento), e devem ser determinantes para o encerramento total da colheita em praças de verão como Itapeva (SP), onde ainda estão sendo oferecidos os últimos ponteiros.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
araguari
chuva
clima
cotação
frio
geada
Itapeva
Mogi Guaçu
oferta
Paty do Alferes
ponteiro
preço
qualidade
queda de temperatura
safra de inverno
safra de verão
sumaré
tomate