14/11/2018

TOMATE/CEPEA: Colheita da temporada de verão se inicia

SP, ES, RJ, PE e PR devem colher cerca de 6% da área total da safra

Por Luana Guerreiro, Lenise Molena e João Paulo Deleo
Em parceria com
YARA
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
TOMATE/CEPEA: Colheita da temporada de verão se iniciaVer fotos

Piracicaba, 14 – Os primeiros tomates da temporada de verão 2018/19 estão sendo ofertados em novembro. As regiões de Itapeva (SP), Venda Nova do Imigrante (ES), Nova Friburgo (RJ), Agreste (PE) e Reserva (PR) devem colher neste mês, juntas, o correspondente a cerca de 6% da área total da safra.

Apesar do início das atividades, a oferta na praça paulista deve ser ainda menor neste início de temporada frente ao que é tipicamente registrado. No ano passado, os produtores que colheram entre novembro e dezembro tiveram prejuízo, pois o mercado ainda estava com excesso de oferta do final da safra de inverno. Assim, o plantio foi menor no início desta temporada. Além disso, as poucas áreas transplantadas em agosto apresentaram problemas com larva-minadora e viroses (transmitida por tripes), o que deve comprometer a produtividade das primeiras lavouras.

Já Reserva optou por adiantar o calendário, concentrando a maior parte do volume para este mês, na tentativa de "fugir" da disponibilidade elevada no início da safra de Caçador (SC). Venda Nova do Imigrante, por sua vez, deve iniciar a colheita a partir da segunda quinzena de novembro, junto com algumas últimas roças da temporada de inverno.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: calendário de colheita, Cepea, Hortifruti Brasil, oferta de tomate em novembro, perspectivas, produção, temporada de verão 2018/19, tomate

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui