×
Tomate
Dezembro 13, 2023
TOMATE/CEPEA: Colheita da safra de verão se intensifica em dezembro
Temporadas sulistas têm quebra de safra, devido ao El Niño

Por José Vitor Kovac, Laura Cestarioli, Isabela Baldini da Silva e João Paulo Bernardes Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
TOMATE/CEPEA: Colheita da safra de verão se intensifica em dezembro Ver fotos

Piracicaba, 13 – Em outubro, a colheita de tomates da safra de verão foi iniciada em algumas lavouras, porém de forma lenta, com apenas 4,1% do total da safra sendo ofertada. Em novembro, o percentual colhido foi de 10,8%, porém nem todas as regiões iniciaram a colheita, e em dezembro, o percentual de colheita esperado é de 15,3%, já com todas as praças colhendo, ainda que algumas em início – como Caçador (SC) e Urubici (SC), com apenas 2% do volume previsto para ser ofertado, e Caxias do Sul (RS), com 10%.

Já outras praças se encontram em estágios mais avançados, como o Agreste Pernambucano, com 65% do volume já ofertado, além de Reserva (PR), com 45%. As praças sulistas (Caçador, Caxias do Sul, Urubici e Reserva) enfrentam dificuldades na produção devido ao fenômeno El Niño, que vem resultando em grandes volumes de chuvas nessas regiões. Como consequência, vêm sendo observados problemas de qualidade e quebra de safra, o que deve resultar em oferta estável em dezembro, ou até menor que no último mês.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
caçador
Caxias do Sul
chuva
clima
colheita
El niño
produção
qualidade
reserva
safra de verão
tomate
Urubici