×
Tomate
Março 22, 2023
TOMATE/CEPEA: Após dois meses de queda, preços sobem em março
Desaceleração da safra de verão impulsiona as cotações

Por Uriel Tiago P. Assis, Laura Cestarioli, Isabela Baldini, e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
TOMATE/CEPEA: Após dois meses de queda, preços sobem em março Ver fotos

Piracicaba, 23 – Na parcial do mês de março (1º a 20), as cotações do tomate subiram em comparação a fevereiro, à média de R$ 58,91/cx na roça (ponderada por classificação), 7,2% superior à média do mês passado. O aumento nos preços se deve à desaceleração da safra de verão 2022/23.

Em praças como Caçador (SC) e Venda Nova do Imigrante (ES), o volume de frutos comercializados já sofreu uma notável queda nas últimas semanas. Apesar da redução gradativa nas atividades da temporada de verão em todo o País, na semana do dia 13 a 17, houve um recuo dos preços em razão do aumento da oferta na região de Itapeva (SP), que intensificou a colheita das “lavouras do tarde”, e também pela elevação das temperaturas, que acelerou a maturação dos frutos.

As chuvas persistem em Itapeva e no ES, prejudicando ainda a qualidade dos frutos e a ocasionando maior incidência de doenças. As precipitações diminuíram na praça capixaba nesse mês, mas as lavouras formadas anteriormente no período de maior umidade ainda enfrentam as consequências. Em Caçador, onde as chuvas retornaram em fevereiro, os primeiros danos produtivos relacionados às precipitações começaram a ser verificados em março.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
caçador
chuva
clima
cotação
demanda
Itapeva
oferta
preço
qualidade
safra de verão
tomate
Venda Nova do Imigrante