×
Melão
Junho 14, 2022
MELÃO/CEPEA: Safra do Vale está com preços superiores
Custos de produção, porém, também aumentaram

Por Vitor Provinciatto Gonçalves, Matheus Corsini e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELÃO/CEPEA: Safra do Vale está com preços superiores Ver fotos

Piracicaba, 14 – A parcial da safra de melão (abril a maio) do Vale do São Francisco (BA/PE) está registrando preços acima dos do ano passado. A cotação média do amarelo a granel foi de R$ 4,26/kg no período, valor 114% superior à mesma parcial de 2021 – inclusive, esta foi a maior média nominal desde 2016, quando foi iniciada a série de preços para este tipo.

De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, os motivos para esse expressivo aumento são: o fim antecipado da safra 2021/22 do Rio Grande do Norte/Ceará; a menor quantidade de produtores no Vale, devido às dificuldades apresentadas no mercado interno desde o ano passado; e o impacto das chuvas no Nordeste, que foram mais constantes no verão.

É importante destacar, porém, que a rentabilidade da cultura poderia ser maior se não fosse o aumento do custo de produção unitário, diante da alta de preços dos principais insumos e do impacto do clima na produtividade.

De modo geral, espera-se que a safra feche com preços maiores neste ano, e que os preços do melão voltem a cair significativamente somente após a entrada da campanha do RN/CE.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Ceará
chuva
clima
cotação
custo de produção
melão
melão amarelo
Nordeste
oferta
preço
produtividade
Rio Grande do Norte
vale do são francisco