×
Melão
Fevereiro 5, 2020
MELÃO/CEPEA: Exportações se reduzem em janeiro
Confira as perspectivas para o final da safra 2019/20

Por Maria Giulia Marchesi e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELÃO/CEPEA: Exportações se reduzem em janeiro Ver fotos

Piracicaba, 06 – Janeiro foi marcado pela redução dos envios brasileiros de melão ao mercado internacional. De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o volume exportado foi de 38 mil toneladas no mês, quantidade 21% inferior à de dezembro. A receita também recuou, em 23% na mesma comparação, com valor de US$ 23 milhões. Os principais países compradores do melão brasileiro em janeiro foram Holanda, que consumiu cerca de 40% do total das exportações, e Espanha, que recebeu pouco mais de 30%.

Essa queda dos embarques, por sua vez, está relacionada às chuvas mais recorrentes no Rio Grande do Norte/Ceará, que afetaram a colheita (em especial dos melões nobres, que são mais sensíveis às intempéries climáticas) neste fim da safra 2019/20, e ao início das exportações da fruta de alguns países da América Central – que, mesmo focando nos envios para a América Central, também exportam para a Europa, principal consumidora do melão brasileiro.

Para fevereiro, a expectativa é de que as exportações de melão passem por nova redução no Brasil. Isto porque países da América Central (como Honduras e Costa Rica) passarão a ofertar um maior volume da fruta na Europa e são esperados maiores índices pluviométricos no Nordeste do País, o que costumeiramente desacelera a produção no Rio Grande do Norte/Ceará – de acordo com agentes, esse maior volume de chuva começa a aumentar o custo de produção, devido à maior necessidade de aplicações de fungicidas.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
clima
exportações de melão
melão
mercado internacional de melão
oferta de melão
produção de melão