×
Melão
Março 13, 2023
MELÃO/CEPEA: Exportações recuam em fevereiro
Safra 2022/23 se encerra antecipadamente

Por Matheus Corsini Nunes Pereira e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELÃO/CEPEA: Exportações recuam em fevereiro Ver fotos

Piracicaba, 13 – Assim como de costume, as exportações brasileiras de melão se reduziram em fevereiro. Tomando como base os dados da Secex, o volume embarcado neste período foi de 21 mil toneladas, diminuição de 33% em comparação com janeiro. Frente a fevereiro do ano passado, também houve queda, de 21%.

Essa redução dos envios, até em comparação com mesmo período da safra passada, se deve ao fim da colheita antecipado para fevereiro para boa parte dos produtores/exportadores do Rio Grande do Norte/Ceará – lembrando que deveria vir até março –, que reduziu a produção. Os principais destinos continuaram sendo os mesmos: a Espanha aparece em primeiro lugar, importando 36% do total exportado pelo Brasil, e Holanda e Reino Unido aparecem logo atrás, com 33% e 26%, respectivamente.

Na parcial da safra 2022/23 (agosto/22 a fevereiro/23), os envios totalizaram apenas 181 mil toneladas, queda de 32% frente às 231 mil toneladas do mesmo período da última temporada. Mesmo diante do recuo ocasionado pela menor área plantada, crise na Europa e problemáticas logísticas, a queda na receita foi de apenas 4%, já que a baixa oferta do velho continente, ao menos, garantiu maiores preços.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Ceará
colheita
embarques
europa
exportação
melão
oferta
plantio
preço
Rio Grande do Norte