×
Melão
Janeiro 31, 2022
MELÃO/CEPEA: Exportações de 21/22 são superiores às de 20/21
Ritmo de embarques começa a recuar, com proximidade do fim da safra

Por Vitor Provinciatto Gonçalves e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELÃO/CEPEA: Exportações de 21/22 são superiores às de 20/21 Ver fotos

Piracicaba, 31 – As exportações brasileiras de melão estão em alta na parcial da safra 2021/22 (agosto a dezembro/21), apesar do recuo nos embarques de dezembro, devido à falta de contêineres e aos atrasos em navios. De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), os envios do período totalizaram 169 mil toneladas, quantidade 8% superior à da campanha passada. Já a receita, em dólar, foi de US$ 111 milhões (FOB), valor 9% maior na mesma comparação. 

Segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, essa queda das exportações em dezembro até já era esperada para o período, mas os problemas logísticos resultaram em um cenário mais desanimador, já que, com o atraso das embarcações, houve acúmulo de frutas nos portos, o que ocasionou perda de qualidade. A tendência é de que os envios continuem caindo, por conta da proximidade da finalização da safra brasileira e da entrada de países da América Central nos próximos meses. 

PRINCIPAIS DESTINOS – Os principais destinos das exportações brasileiras de melão em dezembro continuaram sendo os países da Europa. A Espanha foi a primeira colocada, comprando 35% do total exportado no período, seguida da Holanda, com 31% do total, e do Reino Unido, com 20%.

 

ATENÇÃO, LEITOR! Você já fez o seu recadastramento para continuar recebendo a revista Hortifruti Brasil na versão impressa? O prazo vai até 31/01/22. Recadastre-se agora via WhatsApp, clicando na imagem ao lado.

 

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
américa central
contêineres
demanda
embarques
europa
exportação
Fim da safra
logística
melão
navios
qualidade
receita
volume