×
Melão
Novembro 16, 2023
MELÃO/CEPEA: Exportações da safra 2023/24 estão superiores
Outubro fecha com números positivos ao setor

Por Matheus Corsini Nunes Pereira, Gustavo Faganello Correa e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELÃO/CEPEA: Exportações da safra 2023/24 estão superiores Ver fotos

Piracicaba, 16 – As exportações brasileiras de melão seguiram subindo em outubro. De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o volume foi de 37 mil toneladas no período, alta de 74% frente ao mês anterior e de 6% frente a outubro de 2022. A receita foi de US$ 32 milhões (FOB), aumento de 68% e de 21%, respectivamente, na mesma comparação.

Segundo exportadores consultados pelo Hortifruti/Cepea, esse crescimento está atrelado a dois principais fatores, que vêm favorecendo a safra atual: o aumento da produtividade – relacionada às condições climáticas favoráveis – e a redução de custos de produção. Além disso, a redução dos custos logísticos, sobretudo do frete marítimo, também impactou neste cenário.

Atualmente, uma forte onda de calor tem afetado a produção de melão do RN/CE, principal região produtora e exportadora, resultando em queda de qualidade, com frutas apresentando “queimaduras”, o que pode afetar os embarques internacionais. Ainda assim, espera-se melhores números do que no ano passado.

PARCIAL DA SAFRA 2023/24 - Entre agosto e outubro/23, o volume exportado foi de 65 mil toneladas, alta de 12% frente ao mesmo período do ano passado. A receita foi de US$ 55 milhões (FOB), aumento de 26% na mesma comparação.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
calor
Ceará
clima
custo de produção
exportação
frete marítimo
logística
melão
produtividade
Rio Grande do Norte