×
Melão
Outubro 6, 2022
MELÃO/CEPEA: Exportações aumentam em setembro
Porém, ainda estão abaixo do ano passado

Por Matheus Corsini Nunes Pereira e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELÃO/CEPEA: Exportações aumentam em setembro Ver fotos

Piracicaba, 06 – Assim como esperado, as exportações brasileiras de melão cresceram em setembro (em comparação com agosto). Segundo a Secex (Secretaria de Comércio Exterior), o volume chegou a 22 mil toneladas, aumento de 1924% no período, diante do avanço da colheita no Rio Grande do Norte/Ceará.

Porém, quando comparado a setembro do ano passado, houve queda de 23%, sobretudo devido a dificuldades logísticas marítimas, como falta de contêineres e navios, além de queda na qualidade do serviço prestado pelas empresas portuárias, segundo exportadores consultados pelo Hortifruti/Cepea.

Como resultado, apesar da menor produção do RN/CE frente às outras safras, no período, mais melões acabaram ficando no mercado interno, pressionando as cotações em todo território nacional. No Vale do São Francisco (BA/PE), por exemplo, o amarelo foi vendido por R$ 1,86/kg em setembro, queda de 42% frente a agosto.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Ceará
cotação
exportação
exportação de melão
logística
melão
mercado interno
preço
Rio Grande do Norte
safra 2022/23
vale do são francisco