×
Melão
Maio 17, 2023
MELÃO/CEPEA: Como está a entressafra do RN/CE?
Embarques em abril reduzem mais do o esperado

Por Matheus Corsini Nunes Pereira e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELÃO/CEPEA: Como está a entressafra do RN/CE? Ver fotos

Piracicaba, 17 - A produção de melão entrou em entressafra no Rio Grande do Norte/Ceará em abril, com volume menor do que o usual, devido às chuvas mais frequentes na região. Como resultado, as exportações do período registraram quedas mais significativas.

Tomando como base os dados da Secex, a quantidade embarcada de melão foi de pouco mais de 6 mil toneladas em abril, queda de 68% frente à março/23 e de 44% frente a abril/22. Além das chuvas, a crise no continente europeu e a redução da área nacional (diante dos altos custos) também resultaram neste cenário.

Para a temporada 2023/24, que está em fase de negociação, há preocupações quanto à crise do velho continente e à indefinição do frete marítimo (ainda que sinalize queda), que estão atrasando o fechamento dos contratos internacionais. A redução dos custos de produção nos últimos meses, por sua vez, anima produtores.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Ceará
chuva
clima
contrato
crise
custo de produção
demanda
economia
entressafra
europa
exportação
frete
logística
melão
Rio Grande do Norte