×
Melancia
Outubro 24, 2023
MELANCIA/CEPEA: Produtores estão mais animados com a safra no RN/CE
Problemas logísticos do ano passado foram amenizados

Por Thomas Brigato, Rafael Grigoletti da Motta e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELANCIA/CEPEA: Produtores estão mais animados com a safra no RN/CE Ver fotos

Piracicaba, 24 – Após um início de safra conturbado em 2022/23, com custos elevados e incertezas quanto aos contratos, a campanha de 2023/24 de exportação de melancia está um pouco diferente no RN/CE. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, apesar de novamente ter havido um atraso, agora a grande maioria dos contratos já está fechada, e os problemas relacionados à logística (altos preços e baixa disponibilidade de navios) e à alta dos insumos (principalmente fertilizantes) foram amenizados.

Quanto à fitossanidade, houve problemas com oídio e mosca minadora, aumentando custos com defensivos. Apesar disso, a situação foi controlada com êxito, e espera-se um custo de produção, no geral, mais baixo. Vale lembrar que o clima neste ano está mais favorável, com poucas chuvas (devido ao El Niño), o que tende a contribuir com boas produtividade, qualidade e sanidade.

Na Europa, a aceitação da fruta brasileira está boa, principalmente para minimelancias (por volta de 2,5 kg) e os preços internacionais estão favoráveis, mantendo produtores remunerados.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
ce
contrato
El niño
europa
exportação
fitossanidade
logística
melancia
mosca minadora
oídio
preço
produtividade
rn
safra 2023
safra 2024