Piracicaba, 15 – Após o início da colheita de manga tommy no interior de São Paulo, agora é a vez da palmer paulista chegar ao mercado. Enquanto a tommy se aproxima do seu pico de colheita na região de Monte Alto/Taquaritinga (SP), alguns produtores locais se preparam para iniciar a safra da palmer.
Tanto em Monte Alto/Taquaritinga (SP) quanto em Valparaíso/Mirandópolis (SP), já existem alguns produtores colhendo pequenos volumes em seus talhões mais precoces – mas ainda consideram cedo para afirmar que a temporada da variedade começou. Isso porque são poucos os casos de indução floral no estado, deixando grande parte da produção concentrada no período natural de colheita.
A safra deve ter seu início dentro das próximas duas semanas, quando as frutas atingirem o ponto ideal para comercialização. Vale salientar que, para esta temporada 2018/19, espera-se uma redução bastante expressiva no volume colhido, principalmente pela floração irregular da palmer. A expectativa por parte dos produtores é de que a redução da oferta amenize a queda dos preços (usual para o período), mas isto depende da qualidade da fruta, que ainda é um mistério em meio ao regime hídrico intenso deste ano.
Fonte: hfbrasil.org.br