×
Manga
Fevereiro 26, 2024
MANGA/CEPEA: Persistência das chuvas começa a gerar preocupações no semiárido
Induções são dificultadas, e condições estão favoráveis à propagação de doenças

Por Bárbara Lira e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MANGA/CEPEA: Persistência das chuvas começa a gerar preocupações no semiárido Ver fotos

Piracicaba, 26 – As chuvas têm sido frequentes nas regiões do Vale do São Francisco (PE/BA), Jaíba/Janaúba (MG) e Livramento de Nossa Senhora (BA) nas últimas semanas. As precipitações têm contribuído significativamente para a qualidade e o crescimento das mangas, além de auxiliar no reabastecimento hídrico. No entanto, algumas preocupações já começam a surgir, principalmente caso as chuvas persistam até março.

Um dos pontos está relacionado às induções, que acabam sendo postergadas na maioria dos pomares e, portanto, pode resultar em atrasos na safra do segundo semestre. Outro desafio está relacionado às condições favoráveis para a propagação de doenças, tanto pela maior umidade quanto pela dificuldade na manutenção das pulverizações adequadas.

De acordo com a Climatempo, as chuvas devem continuar pelo menos até a primeira semana de março nessas regiões; sendo assim, é essencial adotar medidas preventivas para minimizar os possíveis impactos negativos e garantir uma safra saudável e produtiva para o próximo semestre.

Fonte: hfbrasil.org.br e Climatempo

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
chuva
clima
doenças
fitossanidade
indução
Jaíba
janaúba
juazeiro
livramento de nossa senhora
manga
Minas Gerais
norte de MG
Petrolina
qualidade
semiárido
vale do são francisco