×
Manga
Dezembro 14, 2017
MANGA/CEPEA: Manga brasileira pode ser vedada na UE?
Venda de alimentos com uso de determinado produto químico deve ser proibida

Por Rogério Bosqueiro e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MANGA/CEPEA: Manga brasileira pode ser vedada na UE? Ver fotos

Piracicaba, 14 – Uma notícia divulgada pelo jornal Valor Econômico hoje (14), pode ter deixado agentes do setor intrigados: haveria, mesmo, possibilidade de a manga brasileira ser impedida de entrar na União Europeia, principal comprador da fruta brasileira? Para responder a essa questão, o Hortifruti/Cepea analisou, junto a consultores, as probabilidades.

Na parcial deste ano, os envios de manga à União Europeia foram recordes, com 118 mil toneladas (volume 14,4% superior ao de 2016) – e as expectativas para 2018 eram ainda mais positivas, até a divulgação da notícia. Segundo o Valor Econômico, apoiados em estudos científicos da Autoridade Europeia de Sanidade de Alimentos (EFSA), os europeus limitariam o comércio de alimentos que utilizam Tiabendazol (produto químico pós-colheita, que visa proteger frutas contra doenças fúngicas) dentro de dois meses.

Mas o produto químico estaria mesmo sendo utilizado no tratamento pós-colheita da manga brasileira? Segundo agentes do setor, o uso de Tiabendazol já foi abolido por grande parte dos exportadores. Além disso, muitos alegam que o uso de insumos químicos dificilmente ultrapassa a fase das floradas dos pomares, reduzindo as problemáticas com órgãos de saúde. 

O consultor em mangicultura Cezar Augusto Libório afirma, ainda, que o foco deve ser em outro possível entrave: o controle da mosca-das-frutas, que ao contrário dos produtos químicos, poderia limitar com maior expressividade as exportações brasileiras de manga ao bloco.

Fonte: hfbrasil.org.br e Valor Econômico

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
controle dos alimentos
demanda europeia
frutas brasileiras na UE
manga
manga brasileira
Tiabendazol
Valor Econômico