11/07/2019

MANGA/CEPEA: Exportações à UE crescem 57% no 1º semestre

Segundo semestre também pode ser positivo

Por Laís Marcomini e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
MANGA/CEPEA: Exportações à UE crescem 57% no 1º semestreVer fotos

Piracicaba, 11 – O volume de mangas destinadas à União Europeia foi significativamente maior no primeiro semestre de 2019, segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior). De janeiro a junho, o volume embarcado foi de 69,7 mil toneladas, aumento de 57,6% em relação ao mesmo período de 2018. Em receita, o montante somou US$ 48,9 milhões, incremento de 53,8% na mesma comparação.

Os maiores compradores das frutas brasileiras foram Holanda, Espanha, Reino Unido e Portugal – os quais, somados, representam 98,9% do total embarcado.

As expectativas para o segundo semestre também são positivas, já que é justamente quando o Vale do São Francisco (PE/BA), principal região exportadora, eleva a oferta – principalmente a partir de setembro. Neste ano, especificamente, as perspectivas são de uma safra abundante, baseada nas floradas e no desenvolvimento dos pomares.

Vale lembrar, contudo, que a União Europeia está com novos regulamentos sanitários (com foco no controle da mosca-das-frutas) para os países exportadores de manga. Sendo assim, produtores precisam se regularizar para manter os embarques positivos no segundo semestre de 2019.

ACORDO MERCOSUL - UNIÃO EUROPEIA: Destaca-se que o recente acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia pode tornar as exportações de manga ainda mais atrativas, já que prevê uma redução progressiva nas tarifas de frutas enviadas ao bloco europeu, chegando à isenção total em até sete anos. Mesmo que o acordo comercial ainda precise ser ratificado pelo parlamento dos países membros de ambos os blocos, quando em vigor, exportadores do Brasil podem utilizar os menores custos para investir, por exemplo, em qualidade.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

Tags: acordo Mercosul - União Europeia, Cepea, embarques de manga, exportações de manga, frutas brasileiras, livre comércio, manga, mercado internacional, produção de manga

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui