×
Mamão
Maio 19, 2023
MAMÃO/CEPEA: Queda na temperatura afeta oferta de havaí
Há preocupação com a permanência do frio

Por Barbara Gabriela Lira da Silva e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAMÃO/CEPEA: Queda na temperatura afeta oferta de havaí Ver fotos

Piracicaba, 19 - Com o tempo um pouco mais frio, a oferta do mamão havaí ficou mais restrita no Sul da Bahia e no Norte do Espírito Santo - visto que atrasou a maturação da fruta. Assim, nesta semana (15 a 19/05), os preços da variedade subiram. O tipo 12 a 18 foi vendido por R$ 6,50/kg na praça capixaba, aumento de 21% em relação à semana passada. Até o momento, a qualidade do havaí está boa, está apenas com o calibre inferior ao normal.

Porém, produtores já estão atentos com a possível permanência do frio, que pode aumentar a incidência de manchas fisiológicas, até no nível mais forte - chamada de “pele de sapo”. Este problema afeta apenas a casca do mamão, podendo ainda ser consumido, mas atrapalha a precificação. Produtores relataram que essas manchas são mais comuns de ocorrer em plantas desfolhadas, que deixam o fruto mais exposto às intempéries. Para a próxima semana, é esperada baixa oferta de havaí.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
aumento de preço
BA
Cepea
ES
frio
HF Brasil
mamão havaí
mancha fisiológica
maturação atrasada
pele de sapo
preço de mamão
queda de oferta