×
Mamão
Dezembro 16, 2019
MAMÃO/CEPEA: Exportações são recordes em volume
Por outro lado, receita recua na parcial de 2019

Por Gabriel C. Barbosa, João Victor Pereira e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAMÃO/CEPEA: Exportações são recordes em volume Ver fotos

Piracicaba, 17 – As exportações brasileiras de mamão são recordes em volume na parcial deste ano (janeiro a novembro). Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o País exportou cerca de 39 mil toneladas no período, apenas 1% maior frente à parcial do ano passado e recorde, considerando-se a série histórica (desde 1997). Vale ressaltar que este incremento poderia ser ainda maior, se não fosse pela limitação da produção no primeiro semestre.

Por outro lado, a receita obtida foi de US$ 42 milhões, recuo de quase 8% na mesma comparação. Essa queda em receita, por sua vez, pode estar relacionada aos maiores envios de formosa, variedade mais produtiva e que possui menores custos e preços. Atualmente, agentes estimam que cerca de 60% do total exportado pelo Brasil corresponda a essa variedade.

Destaca-se, ainda de acordo com a Secex, que os embarques de mamão seguiram majoritariamente por via aérea na parcial do ano – 96% do volume exportado pelo País foi enviado por essa logística –, e os principais estados exportadores foram: Espírito Santo (responsável por 41% dos envios totais), Rio Grande do Norte (com 31%) e Bahia (com 13%).

E quantos aos principais destinos? – O principal destino continuou sendo a União Europeia, que consumiu 88% do volume exportado de mamão pelo Brasil entre janeiro e novembro/19. Considerando-se os países isoladamente, os principais foram Portugal (23%), seguido por Espanha (19%), Alemanha (16%), Reino Unido (12%) e Holanda (9%).

Vale ressaltar que, enquanto os embarques recuaram para a Holanda frente ao mesmo período de 2018, aumentaram para os demais países citados. O dado mais surpreendente desta parcial foi o aumento de 103% no volume enviado ao Canadá – porém, este país consumiu apenas 1% do volume total, não tendo grande representatividade.

Para saber mais sobre as expectativas para as exportações em 2020, acesse o Anuário 2019-2020 da revista Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
comércio internacional de mamão
exportações de mamão
mamão
mercado internacional
oferta de mamão
recorde de exportações