×
Mamão
Janeiro 2, 2018
MAMÃO/CEPEA: Área pode reduzir novamente em 2018
Seca e rentabilidade limitada de 2017 influenciam cenário

Por Marcela Barbieri e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAMÃO/CEPEA: Área pode reduzir novamente em 2018 Ver fotos

Piracicaba, 02 - Com margens apertadas no acumulado de 2017, investimentos na cultura do mamão foram desestimulados. Assim, as expectativas para 2018 são de novas reduções na área plantada com a fruta nas principais regiões produtoras do País.

Em 2017, a área cultivada com mamão nas principais regiões produtoras acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea também diminuiu significativamente. Apesar das expectativas iniciais positivas (devido aos elevados preços no ano passado), a área alocada à fruta teve redução de 9,7% frente à de 2016, somando apenas 12.470 hectares. O recuo tem ocorrido ano a ano, influenciado principalmente pela crise hídrica no semiárido brasileiro, onde está localizada a maior parte da mamocultura nacional. Em 2017, contudo, a rentabilidade limitada em praticamente todos os meses também influenciou o cenário, tendo maior impacto sobre a área no segundo semestre. 

Em 2016, a seca afetou todas as regiões. Em 2017, no entanto, o regime de chuvas foi mais regular, mas ainda abaixo da média, não revertendo os problemas hídricos e desestimulando o plantio. Além destes fatores, a presença de viroses nos pomares, como meleira e mosaico, também dificultou a manutenção da mamocultura em 2017. Segundo colaboradores, o mosaico foi o principal responsável pela redução da área de mamão havaí no litoral do Rio Grande do Norte. A presença de viroses também foi observada em outros estados (ES e BA), mas com maior controle. Dentre as praças acompanhadas, as maiores reduções de área foram observadas no Norte do Espírito Santo (-15%), no Rio Grande do Norte (-14%) e no Sul da Bahia (-11%).

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Área de Mamão
mamão
perspectivas 2018