×
Maçã
Setembro 16, 2019
MAÇÃ/CEPEA: Primavera se aproxima, com atraso na florada
Frio acumulado foi insuficiente nos pomares do Sul

Por Ana Raquel Mendes e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAÇÃ/CEPEA: Primavera se aproxima, com atraso na florada Ver fotos

Piracicaba, 16 – Geralmente, o início da florada das macieiras nas regiões produtoras do Sul ocorre em setembro, mês da chegada da primavera. Contudo, o acúmulo insuficiente de horas de frio, neste ano, deve atrasar as florações da safra 2019/20 para outubro – já que, segundo a agência de pesquisa Epagri, essas condições resultaram no atraso do inchamento das gemas das macieiras e, consequentemente, da brotação e floração.

Maleicultores relataram que boa parte das atividades de poda de abertura e arqueamento dos pomares para a campanha 2019/20 ocorreram a partir de julho, havendo atrasos apenas em algumas cidades catarinenses – ressalta-se que essa prática se iniciou com a gala e ocorreu de forma mais tardia para a fuji. Contudo, a brotação, que deveria ocorrer no início de agosto, foi adiada pelo inverno menos rigoroso e deve ocorrer até o fim deste mês, por meio da indução por tratamentos químicos. Vale destacar que tais tratamentos de quebra de dormência possibilitam que a brotação seja mais uniforme, facilitando o posterior raleio, a aplicação de produtos fitossanitários e até mesmo a colheita.

Este cenário pode levar ao atraso do calendário de produção da safra 2019/20 e, também, de acordo com a Epagri, aumentar a probabilidade de ocorrência de frutos de menor calibre – sendo necessária grande atenção ao raleio, que deve ser feito no fim do ano.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
calendário de produção de maçã
Cepea
clima
desenvolvimento dos pomares de maçã
floradas
floradas de maçã
floradas de maçã no Sul
perspectivas
produção de maçã