×
Maçã
Dezembro 19, 2019
MAÇÃ/CEPEA: Preço sobe mesmo com concorrência acirrada no Natal
Entrada de frutas de caroço aumenta no período

Por Ana Raquel Mendes e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAÇÃ/CEPEA: Preço sobe mesmo com concorrência acirrada no Natal Ver fotos

Piracicaba, 20 - Mesmo com forte competição com as frutas de caroço, a maçã graúda de categoria 1 se valorizou nessa semana (16 a 20/12). Segundo agentes, o “clima de Natal” aqueceu a procura por outras frutas (nectarina, pêssego, ameixa, uva etc.), pressionando um pouco a comercialização da maçã. Porém, como os estoques seguem em queda e algumas classificadoras optaram pela redução no volume classificado e embalado – para evitar acúmulo nas próximas duas semanas – isso favoreceu a valorização da maçã nas praças do Sul.

Além disso, segundo agentes, a demanda neste período se concentra em maçãs mais graúdas e de padrões mais elevados, como as de categoria 1. Isso porque o consumidor procura por uma fruta visualmente mais atrativa em função das festas de fim de ano. A fuji graúda Cat 1, por exemplo, se valorizou 4% em Vacaria (RS), frente à semana passada, sendo comercializada a R$ 69,33/cx de 18 kg. Até a gala de mesmo calibre e padrão (que já estava com preços altos) teve as mesmas cotações e foi comercializada a R$ 77,67/cx de 18 kg na mesma região. Para as próximas semanas, a comercialização deve se desacelerar, mas, com os baixos estoques, o mercado de maçãs pode registrar nova alta de preços em janeiro.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
estoques em queda
fim de ano
Frutas de caroço
HF Brasil
maçã fuji
maçã gala
natal
preço de maçã
Vacaria (RS)
valorização