×
Maçã
Novembro 17, 2022
MAÇÃ/CEPEA: Pomares da safra 2022/23 estão sendo afetados pelo clima
Colheita da eva se aproxima

Por Isabela Pegolo Alves, Ana Carolina Koga de Souza e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAÇÃ/CEPEA: Pomares da safra 2022/23 estão sendo afetados pelo clima Ver fotos

Piracicaba, 17 – A safra 2022/23 de maçã está em desenvolvimento no Sul e, de modo geral, o clima irregular poderá prejudicá-la. Segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, a preocupação maior é com a gala e a fuji, que concentram sua produção no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Nos períodos de brotação, floração e desenvolvimento inicial dos frutos, chuvas, geadas e até neves foram registradas nas serras gaúcha e catarinense, prejudicando a formação das maçãs, que necessitavam de um clima mais quente no período.

Já para as maçãs precoces, como a eva, que têm a produção concentrada nas regiões de Porto Amazonas e Lapa do Paraná, as perspectivas são positivas. As baixas temperaturas antecipadas em maio e o inverno satisfatório favoreceram a dormência dos pomares e resultaram na brotação antes da época, o que esticou o período de enchimento dos frutos, garantindo ganho de calibre.

Assim, espera-se que a colheita da eva no Paraná se inicie na primeira quinzena de dezembro, com maior volume colhido e frutas mais graúdas em comparação com a campanha passada.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
chuva
clima
colheita
eva
frio
fuji
gala
geada
inverno
Maçã
neve
Paraná
Rio Grande do Sul
Santa Catarina