×
Maçã
Fevereiro 5, 2024
MAÇÃ/CEPEA: Colheita da gala a todo vapor
Apesar das chuvas, coloração pode ser boa

Por Ana Carolina Koga de Souza e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAÇÃ/CEPEA: Colheita da gala a todo vapor Ver fotos

Piracicaba, 05 – Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, a colheita da maçã gala, que se iniciou lentamente em janeiro, deve se intensificar em fevereiro nas regiões produtoras do Sul do País. E como estão as expectativas para esta atividade?

O inverno/23 ameno durante o período da dormência e as chuvas durante a florada (primavera/23) poderão impactar no rendimento e no tamanho das frutas nesta campanha. Como as plantas não receberam energia suficiente, não houve um crescimento robusto dos calibres. Além disso, a permanência das chuvas no verão/23 aumentou a incidência de doenças fúngicas, como a glomerella. Destaca-se que, mesmo com a aplicação de fungicidas, a eficácia dos mesmos foi comprometida pelas chuvas frequentes.

Apesar desses desafios, produtores esperam que a qualidade da safra seja favorável em termos de coloração, devido à ampla variação térmica até o momento.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
calibre
chuva
colheita
coloração
doenças
dormência
florada
frio
gala
glomerella
inverno
Maçã
primavera
qualidade