×
Março 28, 2022
HORTIFRUTI/CEPEA: Saúde no prato!
Alimentos nutritivos e funcionais seguem nas listas de compras

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Saúde no prato! Ver fotos

Piracicaba, 28 – Não é de hoje que se fala sobre a importância do fator saudabilidade para o bem-estar físico e mental da população. E, em tempos de covid-19, esse assunto ganhou ainda mais destaque, já que os hortifrútis são importantes aliados para o fortalecimento do sistema imunológico. Segundo a OMS, a recomendação é de ingestão diária de cinco porções variadas (400 gramas) de frutas e hortaliças. Embora não evitem doenças, de forma isolada, infectologistas apontam que a combinação de bons hábitos alimentares, exercícios físicos, redução de estresse e horas adequadas de sono são aspectos imprescindíveis para a prevenção de problemas de saúde e para a manutenção do equilíbrio do corpo.

No Brasil, dentre as três principais tendências gastronômicas para o mercado de food service em 2022, identificadas em pesquisa da Galunion, comida saudável e produtos feitos com ingredientes naturais lideram as preferências dos entrevistados, com 69% e 37%, respectivamente – sendo as saladas os principais alimentos considerados saudáveis, por 96% dos respondentes.

Neste cenário, além do consumo de frutas e vegetais in natura, o uso de ingredientes nutritivos e funcionais em bebidas também deve estar em alta em 2022. Segundo relatório anual produzido pela rede de supermercados norte-americana Whole Foods, que comercializa produtos naturais, o hibisco, bastante utilizado em chás, devido às suas propriedades benéficas à saúde, agora tem sido incorporado a outros produtos, como iogurtes e geleias de frutas.

Assim, o mercado mundial tem buscado oferecer diversas características de ingredientes, incluindo diferenciação de fibras alimentares, intolerâncias à lactose e ao glúten, prebióticos e probióticos, a fim de atender este público. Esta tendência dos ingredientes funcionais também foi apontada pela Euromonitor International, a qual indica que as empresas têm investido em tecnologia para poder oferecer produtos personalizados às necessidades de consumidores.

Quer saber mais sobre as tendências de consumo que devem ficar no pós-pandemia? Acesse a edição de março da Revista Hortifruti Brasil clicando aqui

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
alimentos funcionais
alimentos nutritivos
frutas
hortaliças
Hortifruti
imunidade
nutrição
saudabilidade
saude