×
Dezembro 13, 2023
HORTIFRUTI/CEPEA: Retrospectiva 2023 - Fechamento do PIB de 2023 é melhor do que o previsto!
Hortifrutis têm ganho de valor no médio prazo

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Retrospectiva 2023 - Fechamento do PIB de 2023 é melhor do que o previsto! Ver fotos

Piracicaba, 13 – O PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil em 2023 está surpreendendo positivamente: deve fechar com alta de quase 3% (a ser confirmado no início de 2024), contra previsão inicial de 1%, segundo o Boletim Focus, do Banco Central. As reformas dos últimos governos têm dado mais suporte ao crescimento econômico. Esse cenário e o desempenho do agronegócio tornaram o potencial econômico melhor em 2023 e também para o curto e médio prazos. Nos próximos anos, acredita-se que o País tenha potencial para crescer de 1,5% a 2% a.a.

Quanto à inflação, apesar do arrefecimento frente a anos anteriores, ainda persistiu em 2023, o que manteve – e deve manter – limitado o poder de compra do consumidor. E esse “bolso apertado” não ocorre só com o brasileiro, mas também com consumidores globais. Os Estados Unidos, por exemplo, estão com um crescimento robusto em 2023, porém, a população ainda sente o efeito da inflação, segurando a sensação de melhora econômica no país.

Mesmo com o otimismo de final de ano, o Brasil ainda está distante de um ciclo vigoroso de avanço econômico no médio prazo que possa, de fato, turbinar o consumo somente via renda. Ações de coordenação da cadeia, no intuito de capturar um maior valor e reduzir as ineficiências, serão vitais para a ampliação do consumo doméstico e melhoria na competitividade externa.

HORTIFRUTIS TÊM GANHO DE VALOR NO MÉDIO PRAZO

Com o cenário econômico enfraquecido, o setor de HF, do qual o principal segmento é o mercado in natura, tem crescido mais em valor do que em volume. No geral, as grandes cadeias de hortifrútis já estão consolidadas em termos de consumo, e, justamente para estas, observa-se avanço mais expressivo em valor. E esse aumento é resultado dos maiores custos de produção e de melhorias realizadas na cadeia de comercialização e de serviços. Boa parte disso se atrela ao fato de o brasileiro buscar um prato bem diversificado, resultando em crescimento de culturas de menor área, como o morango e o abacate. E, por falar em valor, a conveniência é um driver importante: o Brasil tem expandido o consumo doméstico de alimentos processados e semiprocessados (tanto em termos de volume e quanto de valor).

Saiba mais sobre o cenário de 2023 e as perspectivas para 2024 (gerais e por cultura) acessando o Anuário 2023/24 da Revista Hortifruti Brasil!

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
2023
anuario
consumo
governo
inflação
PIB
reformas
restrospectiva