×
Outubro 6, 2020
HORTIFRUTI/CEPEA: Renda x Consumo de HF
Frutas mais caras têm demanda reduzida no Brasil

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Renda x Consumo de HF Ver fotos

Piracicaba, 06 – Com os impactos da pandemia de covid-19 no cenário econômico brasileiro, é importante se atentar a um detalhe: a queda da renda do consumidor também reduz a procura por alimentos não essenciais. Dessa forma, os reflexos de um menor poder de compra da população são diferentes sobre cada um dos HFs. Na edição de setembro, a revista Hortifruti Brasil dividiu os hortifrutícolas em três grupos (com alto, médio e baixo impactos), tendo-se como critério o quanto o consumo de cada fruta ou hortaliça é influenciado pela variação da renda.

Produtos essenciais, com poucos substitutos diretos e de baixo peso no orçamento, tendem a ter menos impacto com a queda da renda. Encaixam-se neste grupo a cebola e a batata. Por outro lado, frutas mais caras, como a uva, melão, manga e mamão, que pesam mais sobre o orçamento familiar e com vários substitutos próximos, tendem a ter redução quase que proporcional à queda da renda.

Um reflexo intermediário é observado para as frutas consideradas mais comuns ao consumidor, como banana, laranja, maçã e melancia, e também tomate, cenoura e alface. A ideia inversa também é verdadeira: um aumento da renda eleva a procura por frutas de alto valor.

Apesar da queda na renda, é preciso considerar que as pesquisas mostram certa consciência de comportamentos mais saudáveis está relacionada à ingestão regular de frutas e hortaliças, tendência que pode se manter após a quarentena – como abordado na edição de agosto da Hortifruti Brasil.

Confira todas as edições, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
consumo de HF
HF Brasil
Hortifruti Brasil
impactos econômicos da pandemia no setor de HF
influência da renda no consumo de frutas e hortaliças
pandemia x consumo de HF
queda na renda do brasileiro
renda