×
Setembro 10, 2018
HORTIFRUTI/CEPEA: Qual a solução para as Ceasas do BR?
Confira os relatos de permissionários e técnicos

Por Hortifruti/Cepea
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Qual a solução para as Ceasas do BR? Ver fotos

Piracicaba, 10 – Na edição de agosto, a Hortifruti Brasil entrevistou permissionários e técnicos de duas Ceasas (a Ceagesp de São Paulo e a de Piracicaba, no interior paulista) para entender os problemas e buscar soluções para a modernização desse importante elo distribuidor de frutas e hortaliças. Atualmente, há mais consenso em um modelo de parceria público-privado do que privatização, à medida que o interesse de investidores em gerir uma boa parte das centrais é baixo. Ressalta-se, no entanto, que um parceiro privado poderia auxiliar a parte administrativa.

Para Hélio Satoshi Watanabe e Paulo Roberto Ferrari, engenheiros agrônomos da Ceagesp de São Paulo, o principal benefício em ter a iniciativa privada participando da gestão da empresa é trazer aporte financeiro e também melhorar a gestão das Centrais. Na visão de Marcos Ludovico Valentini, gerente da Ceagesp de Piracicaba, os investimentos seriam mais certeiros se o aporte financeiro fosse da iniciativa privada, uma vez que o investidor acompanharia de perto a situação da central. Flávio Godas, da Ceagesp, ressalta, no entanto, que o governo tem funções que devem ser preservadas, como a regulação, fiscalização e monitoramento do abastecimento.

Para a parte de infraestrutura, a parceria público-privada também poderia ser benéfica, principalmente nas Centrais de maior atratividade. O governo pode criar linhas específicas de financiamento para a modernização das Centrais e a iniciativa privada poderia entrar como investidora, gestora desses recursos.

No geral, a percepção pelos depoimentos e pelo histórico das Ceasas é que o abastecimento das frutas e hortaliças tem que ter uma participação ainda atuante do estado, mas em questões nacionais como regulação e fiscalização da segurança do alimento. O estado tem que ter um papel mais atuante na definição e condução de políticas nacionais de abastecimento. No entanto, é latente que na questão de infraestrutura e, principalmente, na gestão, o papel da iniciativa privada (no geral) ou misto – descentralizado e autônomo – se torna necessário para dar mais efetividade a ações de modernização das Centrais.

Para acessar o conteúdo completo, acesse a edição de agosto da revista Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
atacado
Ceagesp de Piracicaba
Ceagesp de São Paulo
ceasas
Ceasas do Brasil
Cepea
Hortifruti Brasil
modernização das ceasas
soluções para as Ceasas