×
Março 25, 2021
HORTIFRUTI/CEPEA: Quais são as frutas e hortaliças mais consumidas pelos brasileiros?
Brasileiro adapta seu consumo para manter a despesa média com HFs nos lares

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Quais são as frutas e hortaliças mais consumidas pelos brasileiros? Ver fotos

Piracicaba, 25 – A edição de março da revista Hortifruti Brasil demonstrou que a presença das frutas nos gastos domésticos com alimentação, segundo a POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares), do IBGE, subiu de 3,2% em 2008, para 3,5% 2018, resultado das maiores despesas com outras frutas além da banana, maçã e a laranja. Para os legumes e verduras, a participação ficou praticamente estável, passando de 2,3% (POF-2008) para 2,4% (POF-2018). Apesar de o percentual dos gastos não ter se reduzido, o consumo médio de frutas e hortaliças caiu, no geral. Isso sinaliza que o brasileiro adaptou seu consumo para manter sua despesa média com hortifrútis nos lares, diante do aumento dos valores desses produtos nesse período.

            

Entre as POFs de 2008-2009 e 2017-2018, o brasileiro não mudou muito sua preferência por hortaliças. O tomate seguiu como o primeiro mais consumido, seguido pela batata, cebola e cenoura. Das hortaliças acompanhadas pela Hortifruti Brasil, a alface foi a única que recuou de posição, passando da 7ª para 8ª mais consumida em 10 anos. Foi verificada queda no consumo per capita de praticamente todas as hortaliças, o que resultou em diminuição do consumo total, que passou de 24,87 quilos em 2008 para 22,1 quilos em 2018 (retração de 11%). Apenas a batata-inglesa teve consumo estável em 10 anos, enquanto a batata-doce teve forte alta, passando de 640 gramas per capita em 2008 para 1,24 quilo em 2018. Uma explicação para o crescimento da batata-doce é a popularização do produto em dietas. Isso mostra também que, mesmo diante da redução de alimentos frescos, a população se mantém atenta ao bem-estar.

Quanto às frutas, de 2008 para 2018, dados da POF mostram redução de 8% no consumo per capita, passando de 28,86 quilos para 26,41 quilos. A queda verificada foi menor que a para hortaliças, suavizada pelo avanço de algumas frutas, como a manga, o melão e o limão, que também subiram no ranking de produtos mais consumidos em 10 anos. A elevação no consumo dessas frutas pode estar ligada à maior disponibilidade dos últimos anos, devido ao aumento de área de cultivo e aos progressos em tecnologia, que vêm favorecendo a produtividade. Mesmo com o crescimento no consumo, as mais populares seguem sendo a banana, laranja, melancia, maçã e mamão.

A uva, por outro lado, foi o único produto acompanhado pela Hortifruti Brasil que teve sua posição reduzida em uma década – enquanto em 2008 era a nona mais consumida, em 2018 caiu para a 11ª posição. Vale apontar que, em 2008 e 2009, a renda do brasileiro foi favorecida, em contrapartida com o começo da crise no restante do mundo, estimulando o mercado interno, especialmente para as frutas de maior valor agregado, como a uva. Porém, com cenário econômico mais restritivo a partir de 2014, o consumo desta fruta pode ter sido limitado.

Confira o estudo completo da Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br e IBGE

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
gastos do brasileiro com frutas
gastos do brasileiro com hortaliças
hábitos de consumo da população brasileira
Hortifruti Brasil
o consumo de alimentos
poder de compra do brasileiro
POF/IBGE