×
Cebola
Março 27, 2024
HORTIFRUTI/CEPEA: Prato típico da Semana Santa pode ficar mais caro neste ano
Batata e cebola, ingredientes obrigatórios da tradicional bacalhoada, estão mais caros que no ano passado

Por Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Prato típico da Semana Santa pode ficar mais caro neste ano Ver fotos

Piracicaba, 27 – A Semana Santa chegou, e as famílias já começam a pensar no cardápio dos feriados. Um dos pratos mais tradicionais, a bacalhoada, pode ficar mais caro neste ano, com o aumento dos preços dos hortifrútis deste menu.

Segundo as coletas do Hortifrúti/Cepea, tanto a cebola quanto a batata estão mais valorizadas neste ano. O preço da cebola vermelha em Ituporanga (SC), na parcial de março (até o dia 27) está 138% superior à cotação média de março do ano passado, em termos nominais. Já a batata ágata especial beneficiada está com cotações 71% maiores no mesmo comparativo.

Para a cebola, colaboradores do Hortifruti/Cepea comentam que as altas cotações se devem à baixa oferta, já que os estoques de bulbos do Sul estão praticamente encerrados (a produtividade da região foi menor, devido a chuvas), e os volumes de cebolas importadas ainda entram em ritmo insuficiente para suprir a baixa disponibilidade nacional. No caso da batata, apesar de os preços de março estarem inferiores aos de fevereiro, a oferta deste ano está mais baixa que a do mesmo período do ano passado, devido à menor produtividade, resultado de adversidades climáticas (excesso de chuva no Sul, veranico no Cerrado de MG e altas temperaturas em todas as praças).

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
bacalhau
bacalhoada
batata
cebola
cotação
importação
oferta
preço