×
Abril 7, 2022
HORTIFRUTI/CEPEA: Plano Nacional de Fertilizantes é lançado pelo governo federal
O interesse, agora, é na produção nacional de adubos

Por Maíra Pereira Kanegae e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Plano Nacional de Fertilizantes é lançado pelo governo federal Ver fotos

Piracicaba, 07 – A alta do custo de produção, que já preocupava produtores brasileiros de hortifrúti, está preocupando ainda mais neste ano, devido ao conflito entre Rússia e Ucrânia, com destaque para o primeiro país, que é um importante fornecedor de insumos agrícolas ao Brasil, sobretudo fertilizantes.

Segundo notícia da Folha de São Paulo, o Brasil é o quarto país que mais consome fertilizantes no mundo, e 85% desses insumos são importados, o que ilustra a grande dependência externa para esse tipo de produto. Além disso, Rússia e Bielorrúsia forneciam parcela significativa do fertilizante utilizado no Brasil (mais de um terço); logo, com as sanções econômicas impostas a esses países, o Brasil terá uma grande fonte de seu fertilizante cortada. O professor Rafael Otto, da Esalq/USP, em programa da TV USP Piracicaba, disse que os preços dos fertilizantes irão aumentar ainda mais devido ao conflito, e apesar de grandes culturas – como milho, soja e cana – serem as mais prejudicadas, os impactos afetarão a todos no agronegócio, em maior ou menor grau.

Em meio ao cenário atual, o governo federal, juntamente com apoio direto da Embrapa, lançou o Plano Nacional de Fertilizantes no dia 11/03. O plano é uma referência para o planejamento do setor de fertilizantes nos próximos 28 anos (até 2050), buscando readequar o equilíbrio entre a produção nacional e a importação – reduzindo as importações de 85% para 45%, mesmo que dobre a demanda pelo produto.

A Embrapa, ainda, deverá auxiliar o setor para que haja sua efetiva implantação. As expectativas são de que, por meio da maior produção nacional de adubos, corretivos e condicionadores, e maior emprego de tecnologias e capacitação de profissionais, o Brasil terá sua dependência externa de insumos e tecnologias agrícolas reduzida.

Fonte: hfbrasil.org.br, Governo Federal e Folha de São Paulo

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
embrapa
fertilizante
governo federal
Hortifruti
importação
plano nacional de fertilizantes