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Julho 18, 2022
HORTIFRUTI/CEPEA: Os próximos 20 anos do setor de HF - uma agenda discutida pelo setor
Quais devem ser as prioridades do setor de frutas e hortaliças?

Por Hortifruti Brasil
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Piracicaba, 18 – A revista Hortifruti Brasil comemora 20 anos em 2022! A publicação e o setor de HF evoluíram muito nesse período, em termos de disponibilidade de informações, produção e modernização da cadeia de comercialização. No âmbito externo, o Brasil arrecadou em 2021, pela primeira vez na história, US$ 1 bilhão em receita com exportações de frutas frescas. A rastreabilidade está avançando no mercado doméstico. Atualmente, o setor oferta um portfólio maior de produtos frescos e processados de frutas e hortaliças.

Ao longo das últimas duas décadas, ficou muito claro o quanto é importante o setor produtivo se organizar por meio de associações e entidades, já que, muito além dos problemas individuais dentro da porteira, questões relevantes devem ser tratadas coletivamente.

E, os próximos 20 anos? Quais as prioridades do setor de frutas e hortaliças? A equipe da Hortifruti Brasil reuniu, na Hortitec 2022 (realizada em Holambra – SP, entre 22 e 24 de junho), nomes para debater esse tema em uma série de lives. Na ocasião, formadores de opinião indicaram quais as principais ações que o setor de HF deve se concentrar nos próximos 20 anos.

Como podemos avançar para tornar mais sustentável a cadeia e, ao mesmo tempo, tornar os HFs protagonistas do prato do brasileiro? Todos os desafios do setor envolvem uma agenda de ações que seja mais coletiva do que privada ou individual. Nesse sentindo, é importante que o produtor esteja organizado em entidades e associações. O setor terá que progredir mais na coordenação da cadeia de comercialização, visando promover um produto mais seguro e rastreado. É como a professora da Esalq/USP e coordenadora do grupo Hortifruti/Cepea, Margarete Boteon, declarou na Hortitec:  

“As contingências serão muitas e imprevisíveis. É essencial a existência de uma base de pesquisadores e institutos voltados à promoção da inovação do setor produtivo. É importante preparar grupos de pesquisa (com parcerias públicas e privadas) que pensem no setor de frutas e hortaliças 24 horas e que sejam preparados para buscar soluções de inovação às contingências (como o impacto na produção frente às mudanças climáticas) que virão nos próximos anos. E é urgente declarar que a queda de consumo de frutas e hortaliças é uma questão de saúde pública, que deve ser revertida por meio da promoção de hábitos saudáveis”.

O setor precisa estar atento ao que o consumidor demanda, que é um produto de qualidade, seguro, acessível e produzido com mínimos impactos ambiental e social. Por outro lado, o desafio do setor tem sido lidar com uma população que ingere cada vez menos frutas e hortaliças.

Quer saber mais sobre a agenda do setor para os próximos 20 anos? Acesse a edição de julho da Revista Hortifruti Brasil!

Fonte: hfbrasil.org.br

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