×
Fevereiro 21, 2019
HORTIFRUTI/CEPEA: O clima foi favorável à produção em 2018?
Confira o balanço climático do ano passado e a influência em cada cultura

Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: O clima foi favorável à produção em 2018? Ver fotos

Piracicaba, 21 – O ano de 2018 se iniciou sob a influência do fenômeno La Niña, de baixa intensidade, que se enfraqueceu ao decorrer dos meses e deu lugar à uma condição de neutralidade. De acordo com os relatórios climáticos do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), o verão de 2018 também teve influências de outros fenômenos, resultando em chuvas acima da média no Nordeste e no Centro-Oeste. Já no Sul e em algumas regiões do Sudeste, as precipitações foram irregulares e abaixo da média, situação característica do "ENOS" de anomalia negativa.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a neutralidade foi estabelecida a partir de maio do ano passado, cessando as influências do La Niña. Apesar disso, o outono e o inverno em todo o País foram marcados pelo clima mais seco e quente que o normal. Em São Paulo, por exemplo, as temperaturas máximas foram as mais elevadas da série histórica do Inmet.

No início da primavera (setembro/18), com o aquecimento da porção central do Pacífico, surgiram condições para a formação de um El Niño que, no entanto, não chegou a se concretizar de fato em 2018. No final do ano, as chuvas ultrapassaram a média histórica em quase todo o País. Se considerados os primeiros dias de dezembro/18, as precipitações superaram a normal climatológica do mês inteiro em algumas cidades do Nordeste. De acordo com a ANA (Agência Nacional de Águas), o número de reservatórios com níveis abaixo de 30% da capacidade é inferior frente ao observado no mesmo período de 2017, favorecendo produtores da região.

Na região Centro-Sul, as precipitações foram concentradas e acima da média, com problemas recorrentes de temporais e granizo no Sul do País. No entanto, segundo o último relatório do Cemaden, publicado em dezembro de 2018, o cenário de seca fraca/moderada continuava até aquele mês em parte do Sudeste, gerando preocupações em produtores da principal região hortifrutícola do País – a seca acometia, até o fim de janeiro, 18% da região Sudeste, sendo São Paulo o estado mais afetado.

Chuva de lá, seca de cá… Afinal, qual foi o impacto para cada produto acompanhado pelo Hortifruti/Cepea? Confira o conteúdo completo na edição de fevereiro da revista Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
balanço climático
Cepea
chuvas
clima
clima em 2018
El niño
Hortifruti Brasil
impacto do clima na produção de HF
La Niña
produção de HF
seca