×
Abril 15, 2024
HORTIFRUTI/CEPEA: Mirtilo Brasileiro
Fruta azul com consumo em ascensão mundial está se desenvolvendo também no Brasil

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Mirtilo Brasileiro Ver fotos

Piracicaba, 15 – O mirtilo (ou blueberry, em inglês) ainda não é tão popular no Brasil, mas os números de expansão nos consumos nacional e global dessa fruta de coloração azul impressionam. Apesar de atender a um nicho de pessoas de alta renda, em três anos, o comércio de mirtilo cresceu muito no País, impulsionado tanto pelo sabor e versatilidade da fruta (usada como ingrediente em iogurtes e saladas de frutas, por exemplo) quanto pelas características nutricionais e funcionais (beneficia a saúde cerebral, cardiovascular, gastrointestinal e outros). Outro ponto que chama a atenção é a praticidade de consumo do mirtilo.

E, considerando-se o elevado preço de venda, a oferta restrita e a alta necessidade de importação, o mirtilo tem despertado a atenção de muitos fruticultores brasileiros. Neste sentido, a Hortifruti Brasil traz na edição de abril uma contextualização do mercado de mirtilos no Brasil e no mundo, e entrevistas com agentes que já atuam e/ou atuaram neste segmento.

 

PERU É O DESTAQUE GLOBAL NA PRODUÇÃO DE MIRTILOS

Nos últimos anos, a área plantada e a produção de mirtilos cresceram nos 10 maiores países produtores, conforme indicam dados do IBO (International Blueberry Organization, ou “Organização Internacional do Mirtilo”).

No caso da área plantada, considerando-se os 10 maiores produtores, apenas os Estados Unidos e o Canadá não expandiram os plantios de 2019 para 2022. A América do Sul tem se destacado, mantendo uma firme trajetória de avanço na área, com destaque para o Peru. Segundo a IBO, os 10 maiores produtores correspondem por 89% da área mundial e por 60% da produção global da fruta.

O Brasil, especificamente, ainda sem grande relevância na produção desta fruta, não está entre os maiores produtores mundiais. As estimativas da IBO referentes à área brasileira não foram atualizadas entre 2019 e 2022, mantendo-se em 220 hectares cultivados. Mas, avaliando-se os dados de comercialização nas centrais atacadistas nacionais nesses anos, pode-se sinalizar que a produção nacional tem evoluído e que muitos projetos estão em expansão.

Para saber mais sobre a produção de mirtilos no Brasil e no mundo, leia a matéria de capa completa da edição de abril da revista Hortifruti Brasil.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
área
blueberry
brasil
crescimento
demanda
mirtilo
oferta
produção
tendência