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Abril 20, 2022
HORTIFRUTI/CEPEA: Hortifruti Brasil completa 20 anos em 2022!
Conheça a história da revista, que hoje é considerada referência no setor

Por Hortifruti Brasil
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Piracicaba, 21 - A primeira edição da revista Hortifruti Brasil foi publicada em maio de 2002. Desde então, a revista vem sendo publicada de forma ininterrupta, mesmo durante o período mais restrito da pandemia de covid-19, quando temporariamente esteve na versão on-line. Até abril de 2022, foram publicadas 221 edições, acessadas por 200 mil leitores anualmente (somando o impresso e o digital). A revista tem evoluído junto com os seus leitores, tanto no conteúdo quanto nos formatos de divulgação.

De início, o foco da Equipe de Hortifrúti do Cepea era explicar o comportamento do mercado do setor de frutas e hortaliças. No entanto, a demanda por esse tipo de informação era tão grande, que expandimos o conteúdo da revista para projeções de mercado, análises de custo de produção e estudos de temas importantes para o setor, explorados nas mais de duas centenas de matérias de capa já publicadas desde 2002. A divulgação de forma on-line não poderia ficar de fora, com a disponibilização no site hfbrasil.org.br dos dados diários de preços, incluindo as séries históricas dos 13 produtos acompanhados pela equipe, de forma gratuita. Isso permitiu que o mercado usasse com maior dinamismo os valores coletados e divulgados pela Hortifruti Brasil. E, para comemorar esses 20 anos, a Equipe lançará um novo site, com ainda mais informação e tecnologia.

QUEM FAZ A REVISTA? Todo o conteúdo da revista e dos canais digitais é produzido pela Equipe Hortifruti, que faz parte do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). O Centro de Pesquisas está localizado na Esalq (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”), campus da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba (SP). A Equipe de Hortifrúti do Cepea reúne pesquisadores e alunos da Esalq e também de outras Universidades de Piracicaba, com formações complementares (Engenharia Agronômica, Ciências dos Alimentos, Economia e Administração, entre outras). A coordenadora direta das atividades da Equipe Hortifrúti é a Dra. Margarete Boteon, que é professora da Esalq/USP.

Em linha com o Cepea, a missão do Hortifruti é produzir informações de qualidade pautadas em valores como imparcialidade e ética que, em seu conjunto, contribuam para o desenvolvimento sustentável dos setores estudados. O grupo tem como visão ser reconhecido como gerador de informações que integra com eficiência o conhecimento da academia com os desafios reais dos diferentes elos da hortifruticultura.

 

 

CENTENAS DE ALUNOS FORMADOS POR MEIO DO PROJETO

Neste elo entre pesquisa e extensão, a Equipe conta com a participação ativa dos alunos do Grupo de Extensão Hortifruti Brasil da Esalq, tanto na coleta de dados quanto na elaboração e transmissão de informação por meio de palestras, visitas, eventos em feiras e dos canais formais de divulgação, como o site e a revista. Assim, desde 2002, a Equipe Hortifruti se orgulha por ter auxiliado – e ainda auxiliar - na formação profissional de milhares de estudantes. Centenas de pessoas (entre estudantes de graduação e de pós-graduação) já passaram pela equipe.

 

CONTEÚDO DIFERENCIADO – O grande diferencial desse time é sua integração entre Pesquisa, Ensino e Extensão. Nestes 20 anos, o Hortifruti/Cepea conseguiu, com muito êxito, produzir pesquisas, formar alunos com conhecimento de análise de mercado e, simultaneamente, ter um canal eficiente de comunicação e divulgação dos resultados da pesquisa com a comunidade hortifrutícola, sobretudo por meio da revista Hortifruti Brasil e os seus canais digitais (site, redes sociais e canal WhatsApp).

O diferencial do conteúdo produzido na revista Hortifruti Brasil está também no contato diário que seus pesquisadores mantêm com produtores rurais, intermediários, atacadistas, técnicos especializados na produção de frutas e hortaliças, com profissionais das indústrias de insumos e processadoras e representantes de entidades de classe e do governo. Essa rede de colaboradores é a matéria-prima para a elaboração do nosso conteúdo.

Preços de comercialização e custos de produção são continuamente coletados por meio desta rede, que participa de discussões sobre tendências e aspectos estruturais da hortifruticultura nacional. O contato periódico com esses agentes possibilita a equipe a orientar suas pesquisas, no âmbito da Universidade, com base em necessidades reais do setor.

 

Quer saber mais sobre a história da Revista Hortifruti Brasil? Acesse a matéria de capa de abril clicando aqui.

 

Fonte: hfbrasil.org.br

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