×
Banana
Novembro 24, 2020
HORTIFRUTI/CEPEA: Especial Frutas 2020 - Banana
Confira como estão as exportações da queridinha do Mercosul

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Especial Frutas 2020 - Banana Ver fotos

Piracicaba, 24 – Na edição de novembro, a revista Hortifruti Brasil analisou os impactos da pandemia sobre as exportações de oito frutas: banana, limões e limas, maçã, mamão, manga, melancia, melão e uva – as quais, somadas, correspondem por 75% das exportações brasileiras na parcial de 2020 (janeiro a setembro).

No caso da banana, a pandemia limitou o volume contratado por importadores da Europa neste ano. Além disso, o baixo preço internacional não compensou envios ao continente. Porém, a comercialização com o Mercosul foi muito positiva, já que países vizinhos ao Brasil apresentaram consumo crescente. Os envios sobretudo à Argentina aumentaram, superando, inclusive, os embarques ao Uruguai (que, em 2019, foi o maior comprador da fruta brasileira). Apesar das intempéries que prejudicaram a produção de Santa Catarina, principal exportador ao Mercosul, outros estados supriram esse déficit, como Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

A boa demanda do Mercosul pode estar relacionada às condições adversas na produção e comércio da Bolívia e Paraguai, que, mesmo não sendo grandes exportadores, competem pelo mercado sul-americano. Já os baixos preços do mercado spot para a Europa se devem aos crescentes envios por parte do Equador, maior exportador mundial da fruta. No último trimestre, espera-se menor volume de banana equatoriana, devido à erupção de um vulcão, que atingiu aproximadamente 30% da área destinada à exportação.

Quer saber como estão os embarques das outras frutas e as impressões de agentes do setor de hortifrúti quanto ao atual cenário? Confira o conteúdo completo, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
desempenho das exportações de frutas em 2020
envios de banana ao Mercosul
Especial Frutas
exportações de banana
Hortifruti Brasil
impactos da pandemia nas exportações de frutas
mercado internacional de banana