×
Agosto 10, 2023
HORTIFRUTI/CEPEA: ESG: Práticas para tornar a cadeia de HF mais sustentável
Responsabilidade ambiental, corporativa e social estão nos holofotes

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: ESG: Práticas para tornar a cadeia de HF mais sustentável Ver fotos

Piracicaba, 10 – O agronegócio como um todo – em especial a cadeia de frutas e hortaliças – está em constante pressão por parte de consumidores, relacionada sobretudo ao impacto da produção e do comércio sobre o meio ambiente. E, nos últimos anos, o conceito de “sustentabilidade” está indo para além do ambiental, incorporando também práticas de responsabilidades corporativa e social.

Nesse contexto, uma sigla vem se tornando cada vez mais comum no meio empresarial, a “ESG”, que representa um conceito de sustentabilidade com três pilares – em inglês “Environmental, Social and Governance” e, em português, Ambiental, Social e de Governança. As empresas que adotam o ESG são avaliadas – tanto por consumidores, funcionários, colaboradores e investidores – e certificadas por suas boas práticas nos três pilares propostos pelo conceito (ambiental, social e de governança).

Cada vez mais, consumidores, compradores e países importadores de alimentos estão impondo restrições a produtos que desrespeitem principalmente as boas práticas sociais e ambientais. Nesse sentido, ignorar problemas ambientais, questões sociais ou de governança pode ameaçar a reputação da marca e a viabilidade do negócio. No início de 2023, três grandes vinícolas (Aurora, Garibaldi e Salton) tiveram sua reputação ameaçada por conta de colhedores safristas, contratados por uma empresa terceirizada. As empresas foram denunciadas por manter funcionários em condições degradantes em um alojamento em Bento Gonçalves (RS). Para contornar tal situação, as vinícolas assinaram um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) proposto pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e se comprometeram a aprimorar a política de contratação de serviços.

Tendo em vista a importância desse tema, a edição deste mês da revista Hortifruti Brasil avalia os conceitos, práticas, desafios e recomendação para a implementação de ESG para o setor de frutas e hortaliças. Para esclarecer quais as práticas de ESG que são aplicáveis para as empresas de frutas e hortaliças, a Hortifruti Brasil entrevistou empreendedores que já estão em processo de certificação de ESG.

 

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
ambiental
boas práticas
ESG
governança
Hortifruti
meio ambiente
responsabilidade
social