×
Agosto 9, 2022
HORTIFRUTI/CEPEA: Desafios da cadeia mundial de produtos hortifrutícolas
Logística, alta dos custos e inflação são algumas das dificuldades atuais

Por Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Desafios da cadeia mundial de produtos hortifrutícolas Ver fotos

Piracicaba, 09 – Durante o primeiro semestre de 2022, a indústria mundial de produtos hortifrutícolas continuou enfrentando desafios com a cadeia de abastecimento, aumento de custos e inflação. O tema foi discutido em um relatório da Vanguard International, chamado “Seven Produce Industry Trends of 2022”.

Um dos maiores desafios globais já enfrentados refere-se aos problemas na cadeia de abastecimento, com atrasos nos tempos de trânsito e saída de transportadoras marítimas, o que fez com que produtores enfrentassem taxas de frete mais caras. E, por enquanto, não há previsão de diminuição até o segundo trimestre de 2023.

Outro ponto importante, e talvez um dos principais fatores que devem impactar os ânimos e a rentabilidade do produtor brasileiro em 2022, é o aumento dos custos de produção, puxado principalmente pela alta dos insumos. Em muitas culturas, há dificuldade em manter preços mais altos para compensar os maiores gastos.

O terceiro ponto, que está mais evidente mundialmente neste ano, mas que já vem pelo menos desde o ano passado pesando sobre a demanda no Brasil, é a inflação dos alimentos, que também está atingindo os preços de HFs. É importante lembrar que, em um cenário de alta generalizada de bens de consumo, produtos menos essenciais, como as frutas e hortaliças, podem ser despriorizados.

Fonte: Vanguard Team

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cadeia de HF
cadeia de suprimeiros
custo de produção
frete
hortifrutícolas
inflação
logística
preço