×
Tomate
Junho 19, 2019
HORTIFRUTI/CEPEA: Custo de produção de tomate em Mogi Guaçu (SP)
Orçamento para 2019 indica que os custos devem seguir em alta

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Custo de produção de tomate em Mogi Guaçu (SP) Ver fotos

Piracicaba, 19 – Pelo 11º ano seguido, a equipe Hortifruti Brasil se reuniu, no dia 25 de abril deste ano, com produtores e técnicos da região de Mogi Guaçu (SP), para apurar os custos de produção de tomate de mesa. Os dados são consolidados para a temporada de 2018 e novamente foi feito um orçamento para 2019.

A escala típica das propriedades de Mogi Guaçu continua com 15 hectares. Pelo menos metade da área cultivada continua sendo representada por plantio em terras arrendadas, devido à necessidade de rotação de áreas para o cultivo. O valor do arrendamento segue estável desde 2016, fato atribuído a períodos de baixos preços das hortaliças entre 2017 e 2018. O plantio em terras próprias acontece geralmente em áreas onde não foi cultivado tomate por, pelo menos, de quatro a cinco anos.

A estimativa para a safra de inverno 2018 aponta que o custo de implantação da estrutura de condução do tomate teve um reajuste frente à safra 2017, passando para R$ 8.959,50 por hectare – com vida útil de três safras ou três anos, no caso de uma safra por ano. Para 2019, o orçamento indica que esse custo deve seguir em alta, estimado em R$ 9.184,50/ha.

Para conferir o estudo completo e as tabelas de custos de produção desta região, acesse a edição de junho da Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
custos de produção de tomate
especial hortaliças
Hortifruti Brasil
produção de tomate
produção de tomate de mesa
tomate
tomate em Mogi Guaçu