×
Maio 8, 2017
HORTIFRUTI/CEPEA: CSA no Brasil
Conheça as principais características das comunidades espalhadas pelo País

Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: CSA no Brasil Ver fotos

Piracicaba, 08 – Modelo de negócio já consolidado no mundo, mas ainda recente no Brasil, as CSAs (Comunidades que Sustentam a Agricultura) chegaram ao País em meados de 2011. Estas comunidades, basicamente, têm como essência a união e a relação solidária entre produtor e consumidor, que compartilham os riscos e benefícios da produção.

Diferentemente de outros modelos de venda direta, os consumidores (denominados coprodutores), não só adquirem produtos, mas colaboram com o financiamento da produção, enquanto o agricultor pode voltar sua atenção ao que é essencial: produzir o alimento, sem se preocupar com as oscilações de mercado.

Atualmente, o conceito está presente em nove estados brasileiros, além do Distrito Federal, distribuído em mais de 60 comunidades – sendo São Paulo o estado com o maior número de iniciativas e consumidores do País. Mas, mesmo seguindo os princípios básicos em todas elas, pode-se dizer que cada CSA é única.

Na edição de abril, a HF Brasil apresentou as principais características das CSAs de quatro estados brasileiros, em diferentes regiões do País, desde as de grandes metrópoles até as de cidades do interior. Confira algumas delas abaixo e acesse o conteúdo completo em: https://www.hfbrasil.org.br/br/revista.aspx

 

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
brasil
CSA
Hortifruti Brasil
produção solidária
venda direta