×
Março 16, 2020
HORTIFRUTI/CEPEA: Cresce o número de gestoras rurais no BR
Além de se destacar na liderança feminina, setor de HF é o que mais emprega mulheres

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Cresce o número de gestoras rurais no BR Ver fotos

Piracicaba, 16 – A presença da mão de obra feminina no campo sempre existiu, mas era pouco reconhecida como diferencial de força de trabalho e liderança. Especialmente na agricultura familiar, a mulher era considerada como "ajudante" da família nas atividades do campo.

Ainda que aos poucos, essa percepção tem mudado nas últimas décadas na área rural, com a mão de obra feminina passando a ter mais destaque e maior presença em cargos de liderança. O Censo Agropecuário de 2017, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostra que o número de estabelecimentos agrícolas administrados por mulheres cresceu 38% nos últimos 12 anos, mas ainda é predominantemente masculino, tanto em cargos de liderança quanto mão de obra.

O setor hortifrutícola, no entanto, tem apresentado números positivos frente ao demais: é o primeiro tanto em líderes rurais quanto em ocupação da mão de obra feminina. Por isso, a Hortifruti Brasil, que já chamou a atenção para esse tema em 2008 – quando a edição de fevereiro evidenciou os desafios e conquistas da mulher no campo –, volta para avaliar a atual participação feminina na liderança e na força de trabalho na hortifruticultura, recorrendo ao Censo Agropecuário de 2017, à Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua de 2019, ambos do IBGE, e a entrevistas com mulheres de diferentes funções no setor hortifrutícola.

Para conferir a edição de março da revista Hortifruti Brasil, clique aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
Hortifruti Brasil
liderança feminina no campo
mão de obra feminina no setor de HF
mulher no setor de HF
mulheres no agronegócio
mulheres no hortifrúti