×
Uva
Novembro 29, 2017
HORTIFRUTI/CEPEA: Como está a participação da uva nos envios à UE?
BR é o sexto maior fornecedor de uvas ao bloco

Por Henrique Sarmento e Letícia Julião
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Como está a participação da uva nos envios à UE? Ver fotos

Piracicaba, 29 – O Brasil exporta uma parte modesta da produção de uva de mesa e as frutas destinadas ao mercado externo são cultivadas no Vale do São Francisco (PE/BA). De toda a exportação de uvas frescas brasileiras, a União Europeia é o principal destino, variando entre 70% e 80% anualmente desde 2006. 

Com a redução de 10,4% da produção de uva da Europa (dados do USDA), houve espaço para aumento nas importações nos anos recentes, mesmo com o embargo da Rússia. Assim, entre 2006 e 2016, o valor importado de uva de fora do bloco europeu aumentou 39%, totalizando 1,2 bilhão de euros em 2016, segundo dados da Comissão Europeia. 

O principal fornecedor de fora do bloco é a África do Sul, seguida pelo Chile, Índia, Peru e Egito, e o Brasil é o sexto fornecedor de uvas. O Brasil e o Egito perderam participação nos últimos anos, sendo ultrapassados por Índia e Peru, que cresceram expressivamente no período analisado.

Desde 2006, as exportações totais de uva do Brasil caíram significativamente. Um dos motivos foi o bom desempenho interno, enquanto o mercado internacional sentia os reflexos da crise de 2008. Dessa maneira, muitos brasileiros foram fidelizados e passaram a comprar a fruta sem semente com maior assiduidade. 

Por outro lado, o Peru ganhou destaque nas importações europeias, e entre 2006 e 2016, registrou aumento expressivo de 960% (dados da Comissão Europeia). 

Para conferir o conteúdo completo sobre a forte concorrência que o Brasil enfrenta na Europa (sobretudo com o Peru), acesse a edição de novembro da revista Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br, USDA e Comissão Europeia

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
concorrência
embarques de uva
exportações de uva
frutas brasileiras na UE
produção de uva
união europeia
uva do Brasil