×
Melancia
Janeiro 8, 2018
HORTIFRUTI/CEPEA: Área total das frutas deve recuar apenas 1,8%
Confira as estimativas de 2017 para sete frutas acompanhadas pela HF Brasil

Por Pesquisadores do Hortifruti/Cepea
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Área total das frutas deve recuar apenas 1,8% Ver fotos

Piracicaba, 08 – Para 2017, a estimativa para a área total de sete das oito frutas acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea é de leve queda de 1,8% frente à de 2016. Para banana, Delfinópolis (MG), Bahia e Vale do São Francisco deverão ter aumento de área, o que deve compensar a nova queda prevista no Rio Grande do Norte e Ceará, onde o forte déficit hídrico tem limitado os investimentos da cultura. Para manga, a previsão é de aumento de área no Vale do São Francisco e no Norte de Minas Gerais, com produtores animados com os resultados obtidos com a cultura, enquanto São Paulo teve leve redução.

A área de mamão deve cair novamente (no ES, Sul da BA e RN, enquanto em MG fica estável e, no Oeste da BA, registra aumento), já que as chuvas não vieram em volumes suficientes. Para o melão, a área deve recuar no Vale do São Francisco, mas haverá incremento no RN/CE na safra 2017/18, resultado dos investimentos em poços mais profundos.

Para a uva, a área foi pressionada pelo clima adverso em SP e no PR, mesmo com incremento em MG. Para a maçã, na safra 2017/18, uma empresa de Fraiburgo investiu em área, superando a erradicação de outras unidades locais. 

Quanto à melancia, a previsão é de queda na área em 2017 no TO, BA, RS e em SP (safra principal e safrinha) – somente em GO que deve haver aumento, em decorrência dos bons resultados em 2017.

Quer saber quais as perspectivas de produção para 2018? Acesse o conteúdo completo no Anuário 2017-2018 da Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
área de frutas
estimativa de área
frutas
frutas do BR
perspectivas
produção