×
Julho 4, 2019
HORTIFRUTI/CEPEA: Acordo comercial pode beneficiar exportações brasileiras
Produtos importados, por sua vez, podem ficar mais baratos

Por Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Acordo comercial pode beneficiar exportações brasileiras Ver fotos

Piracicaba, 04 – O acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia, divulgado na sexta-feira, 28, deve beneficiar as exportações de produtos agrícolas brasileiros, inclusive de frutas in natura. O acordo prevê uma redução progressiva nas tarifas de exportação de frutas ao bloco europeu, chegando à isenção total em até sete anos.

Segundo a Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados), cerca de 60% das frutas exportadas pelo Brasil são enviadas à União Europeia, com impostos que variam entre 4% e 14%. Muitos países concorrentes, por outro lado, já são isentos de tarifas.

Assim, o acordo poderá elevar a competitividade brasileira nos envios ao bloco. No caso das importações, frutas produzidas na União Europeia e importadas pelo Brasil tendem a entrar no País a menores preços.

Vale destacar, contudo, que o acordo comercial ainda precisa ser ratificado pelo parlamento dos países membros de ambos os blocos.

Fonte: abrafrutas.org e MAPA

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
abrafrutas
acordo comercial
Cepea
exportações de frutas
exportações de frutas do Brasil
frutas brasileiras
importações
Mercosul - União Europeia
vantagens do acordo comercial frutas