×
Melancia
Novembro 16, 2023
HORTIFRUTI/CEPEA: 2023 será um ano histórico nas exportações?
Alta no preço das frutas traz a possibilidade de um novo recorde neste ano

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: 2023 será um ano histórico nas exportações? Ver fotos

Piracicaba, 16 – A temporada 2023 de exportação de frutas frescas está surpreendendo e pode atingir um novo recorde histórico, superando a receita recorde obtida em 2021 de US$ 1,1 bilhão, segundo a Secretaria de Comércio Exterior. Esse valor compreende ao total das frutas frescas exportadas pelo País.

Em volume, os embarques parciais de 2023 podem até não estar tão altos quanto os de 2021, quando alcançou recorde histórico, mas em receita, a arrecadação já está atingindo níveis históricos, o que traz, novamente, a expectativa de que o Brasil poderá superar a marca de US$ 1 bilhão em exportações de frutas.

No geral, três principais fatores são responsáveis pelo aumento de preço médio das frutas (em dólar) em comparação com o ano passado: clima mais favorável, melhores condições logísticas e, principalmente, menor concorrência externa. É importante lembrar que o Brasil é um dos poucos países produtores de frutas com condições de produzir o ano todo, o que o torna um importante fornecedor mundial em períodos em que outros fornecedores têm sua produção prejudicada.

As 10 principais frutas frescas mais exportadas em volume são (em ordem decrescente de importância): manga, melão, uva, limas/limões, melancia, mamão, abacate, maçã, banana e laranja. No entanto, o desempenho no ranking das 10 principais frutas exportadas não é homogêneo. Mamão e banana, por exemplo, devem ter um crescimento igual ou até inferior ao do ano passado. Assim, a proposta dessa edição é avaliar o desempenho dos embarques dessas frutas nas páginas a seguir.

 

ALTA DO PREÇO É O QUE GARANTE MELHOR DESEMPENHO EM 2023

Principais fatores que favorecem um aumento do preço médio das frutas frescas (e, consequentemente, o aumento de receita) em 2023

Para saber detalhes sobre o desempenho de cada fruta, leia a matéria completa na edição de novembro da revista Hortifruti Brasil.

 

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
exportação
frutas
preço
receita
recorde
volume