×
Mamão
Março 16, 2023
FRUTAS/CEPEA: Exportações mundiais de frutas tropicais caem 5% em 2022, segundo a FAO
Clima no México, importante produtor, impactou no desempenho

Por Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
FRUTAS/CEPEA: Exportações mundiais de frutas tropicais caem 5% em 2022, segundo a FAO Ver fotos

Piracicaba, 16 – Um relatório recente da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) mostrou que as exportações mundiais de frutas tropicais caíram 5% em 2022. Manga, abacaxi e abacate estão entre as mais afetadas. Por outro lado, o mamão teria crescido 1% na mesma comparação. A notícia foi postada no portal Fresh Fruit.

Um dos principais motivos para a queda foi a menor produção do México, já que uma tempestade ocorrida em junho e as condições de seca nas principais regiões produtoras do país ocasionaram perdas de produção. Porém, mesmo no México, a produção de mamão aumentou, devido à expansão da produção – ainda assim, os altos custos do frete aéreo foram considerados um obstáculo ao crescimento do desempenho para esta fruta. No caso de todas as frutas tropicais, os envios de outros grandes países produtores, como Peru, Chile, Quênia e África do Sul teriam aumentado.

Ainda que a notícia não tenha citado, é importante lembrar que os embarques brasileiros de manga também caíram em 2022, segundo a Secex, o que reflete no desempenho mundial.

Em relação aos preços, porém, os valores unitários médios destas quatro principais frutas tropicais estão mostrando uma tendência geral de alta. Porém, este aumento nas cotações foi acompanhado por um avanço nos custos de produção, por conta dos maiores valores dos insumos e de transporte, reduzindo as margens, principalmente no primeiro semestre do ano passado.

Fonte: Fresh Fruit Portal, com dados da FAO

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
abacate
clima
exportação
FAO
frete
frutas
frutas tropicais
mamão
manga
mexico
oferta
preço
rentabilidade