×
Melancia
Novembro 23, 2022
FRUTAS/CEPEA: Demanda europeia esteve aquecida nos últimos 10 anos
Envios brasileiros para este destino aumentaram

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
FRUTAS/CEPEA: Demanda europeia esteve aquecida nos últimos 10 anos Ver fotos

Piracicaba, 23 – A demanda da União Europeia por frutas de fora do bloco cresceu expressivos 37% entre 2011 e 2021, segundo informações do Trade Helpdesk. De 2020 para 2021, especificamente, o aumento se limitou a 1,6%. Já os envios brasileiros à União Europeia avançaram expressivos 51,3% nos últimos 10 anos e 13,7% em 2021 frente a 2020, evidenciando a importância deste mercado ao setor exportador nacional.

Entre 2011 e 2021, a União Europeia aumentou as compras externas de praticamente todas as frutas analisadas pelo Hortifruti/Cepea – a exceção é a maçã –, sendo que, em alguns casos, como manga, limas e melancia, o incremento nas importações do bloco esteve acima de 70% nesse período.

No caso específico dos envios brasileiros à União Europeia, em 10 anos, houve queda nos embarques apenas da maçã e da banana, o que, por sua vez, se deve à grande concorrência internacional. Ressalta-se, contudo, que o bloco europeu não é o principal destino brasileiro destas frutas.

Já entre os destaques de crescimento de embarques brasileiros ao bloco europeu estão a melancia (o volume exportado mais que triplicou em 10 anos), a manga e a lima (as quantidades escoadas destas frutas dobraram). O mamão também se destaca, com os envios à União Europeia avançando 90% entre 2011 e 2021.

Além de investimentos na produção nacional, a presença de poucos concorrentes – nos casos do mamão e da lima –  e o fornecimento contínuo durante o ano e adaptado às principais janelas de mercado favorecem o setor exportador brasileiro. Ressalta-se também que a maioria destas frutas é considerada exótica por estrangeiros e têm baixa produção na Europa

 

Se interessa pelo tema? Leia a matéria completa na edição de novembro da Revista Hortifruti Brasil.

Fonte: hfbrasil.org.br e Trade Helpdesk

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
demanda
europa
exportação
exportação de frutas
frutas
união europeia