×
Dezembro 7, 2023
FRUTAS/CEPEA: Abacate vem ganhando espaço como uma das frutas mais exportadas pelo Brasil
Na parcial do ano, a fruta era a sétima mais exportada pelo Brasil em receita

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
FRUTAS/CEPEA: Abacate vem ganhando espaço como uma das frutas mais exportadas pelo Brasil Ver fotos

Piracicaba, 07 – Em 2023, as exportações brasileiras de abacate dispararam, subindo várias posições no ranking de frutas mais exportadas pelo País. Na parcial do ano (janeiro a outubro), a fruta era a sétima mais exportada pelo Brasil em receita, superando a maçã e a banana, e avançando expressivos 128% frente ao embarcado nos mesmos meses do ano passado.

Segundo Lígia Falanghe Carvalho, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Abacate, a demanda pela fruta está crescente, o que motivou um aumento de área de avocado (variedade mais exportada) no País. Além disso, o clima favoreceu a produção do estado de São Paulo, havendo mais disponibilidade da fruta para exportação. Outro fator favorável foi a recente abertura do mercado da Argentina ao avocado brasileiro (em 2019), o que também vem beneficiando o desempenho recente. De fato, segundo a Secex, 31,5% do total exportado pelo Brasil na parcial deste ano (até outubro) foi para o país vizinho.

Para saber mais sobre as exportações brasileiras de outras culturas, leia a matéria de capa da edição de novembro da revista Hortifruti Brasil.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
abacate
brasil
exportação
frutas
receita
volume